14/04/11

Maldito o homem que confia em outro homem...

 
     Depois do “faça que eu te ajudarei” e “a voz do povo é a voz de Deus”, uma das frases mais faladas no meio cristão (infelizmente) é... “Maldito o homem que confia no outro homem”. Diferente das duas primeiras que não passa de um ditado popular, a frase “maldito o homem que confia no outro homem” é bíblica e encontra-se em Jeremias 17:5 .

- Se ela é bíblica então qual seria o problema que circunda esta famosa frase?

- o problema não é a frase em si, pois, ela não se trata de um jargão e nem um ditado popular, é um versículo bíblico da palavra de Deus, viva e real. O que acontece é que este versículo dever ser contextualizado em seu contexto, visto como um todo e não em partes, bem dizia Linartt Vieira:

“Texto Sem Contexto é Pretexto Para Mentiras”

Tal frase é uma verdade e cabe perfeitamente ao exemplo aqui dado com relação ao texto que fica em Jeremias 17:5 . Dizer que “Maldito o homem que confia no outro homem” esquecendo que o restante do versículo diz “e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” é agir de má fé ou falta de conhecimento que alimentará um pensamento próprio e carnal diferente do real sentido do texto escrito na palavra de Deus.

A intenção deste versículo é nos alertar a não confiar CEGAMENTE em ninguém, porém, de maneira alguma a palavra nos diz para não termos credito nas pessoas e menos ainda nos diz para fugir de ter vínculos com ninguém, temos que andar em união e ter amigos. Muitos cristãos amargurados usam parte deste versículo para sustentar algum trauma ou decepção que passou em sua vida, não o julgamos... Cada um sabe de si e há feridas que nos levam a fechar nosso coração para certos sentimentos, mas precisamos mudar e abrir o entendimento para isso (Com ajuda do Espírito Santo conseguiremos).

Tal interpretação errônea é perigosa, pois descontextualiza e muda o sentido real da palavra.

-devemos então confiar cegamente em alguém?

-não

-podemos confiar em alguém que demonstra bom caráter, mas, tendo ciência que ela é humana como eu e pode falhar?

-sim, é por aí que trilharemos o que Deus quer.

O Senhor quer que dependamos também um dos outros, um amigo não é nosso braço carnal, ele não faz parte do NOSSO CORPO, mas tal amigo faz parte do corpo de Cristo como você também faz, então é necessário que nos apeguemos em Cristo uns com os outros para vivermos como igreja do Senhor.

A paz seja com todos amados.



11 comentários:

  1. Gostei do Video.

    Ass: Linartt Vieira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
      de acordo com a "Bíblia" no livro de Jeremias 17:5,6,7e8 ab, O Senhor diz:"MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM E FAZ DA CARNE SEU BRAÇO, E APARTA O SEU CORAÇÃO DP SENHOR. PORQUE SERÁ COMO A TAMARGUEIRA NO DESERTO, E NÃO SENTIRA QUANDO VEM O BEM; ANTES MORARÁ NOS LUGARES SECOS DO DESERTO, NA TERRA SALGADA E INABITAVEL. BENDITO O VARÃO QUE CONFIA NAO SENHOR E CUJA A ESPERANÇA É O SENHOR. PORQUE SERÁ COMO A ÁRVORE PLANTADA JUNTO AS ÁGUAS QUE ESTENDE SUAS RAÍZES PARA O RIBEIRO E NÃO RECEIA QUANDO VEM O CALOR."

      Assim vemos que maldito é o homem que confia em sí mesmo, esse nunca terá vitória na vida; e bendito será todo aquele que confiá e entregar a sua vida nas mãos do Senhor, esse será próspero e alcançará a vitória da vida eterna !

      Lembre-se: quem lê o texto sem contexto acaba arrumando pretexto pra errar !!!
      Fonte(s):
      Bíblia sagrada

      Excluir
    2. Toda esta explicação esta fora de contexto com o vesiculo em Jeremias
      "maldito o homen que confia NO homen" isto é em si prórpio. no poder humano. ( BIBLICO .....NO HOMEM)

      NÃO EXISTE ESTE VESICULO "maldito o homen que condia NO OUTRO HOMEM".
      (NÃO É BIBLICO.... NO OUTO HOMEM)

      Excluir
    3. no homen ---(biblico) Jeremias 0k.

      no outro homen ( ?????)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário, eu na verdade acostumei com o versículo memorizado sendo que a versão que eu aprendi foi a que ficou na mente, por esta razão nunca reparei neste detalhe muito obrigado, vou analizar e estarei revendo isso aí obr msm.

    Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!
    Jeremias 17:5

    ResponderExcluir
  4. obrigado irmao,é bom aprender com quem sabe pois eu entendia de outra forma,já tinham me ensinado de seu jeito mas a minha teimosia nao queria aceitar.


    ResponderExcluir
  5. maravilhosa essa explicaçao.

    ResponderExcluir
  6. Esta explicação é bem mais profunda, se Deus assim permitir quero abordá-la novamente. Enfim que tenha servido para edificar sua vida e ore para que Deus nos direcione cada vez mais. Deus te abençoe ele move o dom em você nunca esqueça disso.

    ResponderExcluir
  7. É verdade também que só podemos confia mesmo 100 % , só mesmo em Deus .

    ResponderExcluir
  8. maldito o homem que confia no homem...explicacao biblica mais segura e so voce olhar no espelho

    ResponderExcluir

Postaram um racado novo!